segunda-feira, 15 de outubro de 2007

• Mau ambiente de trabalho entre a nova coordenação e funcionárias.

O que se entende por mau ambiente de trabalho? Será o cumprimento de horários e funções? Só pode, já que as funcionárias queixam-se disso mesmo, com o antigo coordenador, na pessoa do Sr. Zé Barreto tudo era possível dentro do ATL com a conivência do mesmo, todas as funcionárias sem excepção entravam e saiam às horas que queriam mediante o exemplo do próprio, não cumpriam a sua função que era cuidar do bem estar das crianças, pois passavam a maior parte do tempo a fumar e na conversa entre elas, tais situações davam azo a crianças partirem vidros de automóveis na rua ao atirar pedras, saírem do ATL sem qualquer supervisão e irem brincar para o centro cívico, o próprio coordenador tinha por hábito levar crianças consigo ao café sem o conhecimento ou autorização dos pais, andarem em cima de mesas e muitas outras que nem vale apena mencionar.

Com a nova coordenadora, os horários são para cumprir e são estipulados, as horas a fumar e na conversa acabaram, as 4 horas a que têm direito por mês tem que ser agendadas e em consonância com as colegas. têm que cumprir o projecto pedagógico, inexistente na antiga coordenação.
Com a nova coordenação a pedagogia foi restituída, foi implementado o projecto pedagógico(anual) e o projecto educacional(3 a 4 anos), como também foram implementados dois tipos de planificação, a mensal e a semanal de forma a que as crianças tenham uma formação exemplar.
O que estas funcionárias tem que perceber é que a S.C.M.O. remunera-as mensalmente para exercer a função básica que é cuidar de crianças na impossibilidade dos pais não o poderem fazer a tempo inteiro, tem a seu a cargo uma responsabilidade enorme a qual não pode ser descurada pela simples vontade de estar na bisbilhotice, a fumar e a tratar de assuntos de foro pessoal durante o horário de trabalho, senão o querem fazer, então que mudem de profissão e vão lavar escadas, assim podem fumar e estar na conversa, sim porque as escadas não saem do sítio e muito menos desaparecem. Agora compreende-se o porque desta queixa, baseia-se numa expressão comum “as borlas terminaram”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu sou o pai de uma criança que frequenta o ATL, e posso dizer com toda a franqueza que as educadoras e afins estão muito mais atentas e eficazes que no ano passado, uma das educadoras do meu filho, a Sra. Renata pelo que noto, tem as manias, sem falar que deve chegar sempre atrasada, já que muitas vezes pergunto à colega que me diz que a mesma ainda não chegou, também noto que as salas estão mais arrumadas e limpas, parece estar sem dúvida muito melhor, pelo que aqui li a ser verdade, estas funcionárias deviam de levar todas um apertão, para bem delas espero que não aconteça nada ao meu filho.